quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Café restaura perda de memória em ratos com sintomas de Alzheimer

Café restaura perda de memória em ratos com sintomas de Alzheimer


Quem gosta de café tem mais um motivo para a próxima xícara: pesquisadores da Universidade de South Florida (USF), nos Estados Unidos, analisaram que ratos com sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer que ingeriram quantias de cafeína equivalentes a cinco xícaras de café por dia tiveram uma reversão no quadro de perda de memória e uma diminuição na produção da proteína beta-amilóide, ligada à doença.
Gary Arendash, neurocientista da Universidade, afirma que os resultados mostram uma nova ajuda para a doença: “A descoberta evidencia que a cafeína poderia ser um ‘tratamento’ viável para a doença de Alzheimer, e não apenas uma estratégia de prevenção”. “Isso é importante porque a cafeína é uma droga segura para a maior parte das pessoas, entra facilmente no cérebro, e parece afetar diretamente o processo da doença”, completa Arendash.
O estudo foi feito com 55 ratos geneticamente modificados para desenvolver problemas de memória semelhantes aos apresentados por pacientes com a doença de Alzheimer. Quando os ratos passaram a apresentar problemas de memória, aos 18 ou 19 meses – equivalente a 70 anos dos humanos – os pesquisadores passaram a dar cafeína na água de metade dos ratos. Ao fim de dois meses, os ratos que receberam a cafeína tiveram melhores resultados em testes de memória e habilidades motoras, enquanto os ratos que receberam água normal continuaram a ir mal nos testes.
“Estes são os experimentos mais promissores feitos com ratos sobre a doença de Alzheimer, e mostram que a cafeína reduz rapidamente a proteína beta-amilóide no sangue”, afirma Huntington Potter, do Centro e Pesquisa em Alzheimer da USF. A pesquisa apontou que a proteína teve uma redução de quase 50% nos ratos tratados com cafeína.
Os pesquisadores ainda não sabem se uma quantidade menor que 500 miligramas diárias seria suficiente, mas Arendash afirma que para a maioria das pessoas, este consumo moderado não traz efeitos adversos à saúde da maioria das pessoas.
Um estudo anterior mostrava que a cafeína diminui os níveis de uma proteína ligada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer no cérebro e no sangue de ratos que tinham sintomas da doença. As duas pesquisas se somam a uma primeira pesquisa, que mostrava que a substância ingerida no início da idade adulta prevenia a formação de problemas de memória. [Science Daily]
- See more at: http://hypescience.com/17998-cura-alzheimer-cafeina-cafe/#sthash.vr432caN.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...