sábado, 23 de fevereiro de 2013

Algumas pessoas nunca esquecem um rosto


Algumas pessoas nunca esquecem um rosto


Um novo estudo constatou que algumas pessoas tem a extraordinária habilidade de lembrar da face de pessoas que conheceram há muitos anos atrás, mesmo que apenas de passagem.
Socialmente falando, essa capacidade pode trazer alguns constrangimentos. Geralmente estas pessoas reconhecem muito mais os outros do que são reconhecidos. Então é normal que compensem isto fingindo que também não reconhecem alguém que conheceram de passagem, para evitar que seja atribuído a isso uma importância maior do que realmente tem.
Os “super-reconhecedores”, como são conhecidos, podem lembrar de pessoas que compraram na mesma loja que eles há dois meses atrás, sem nem ao menos terem falado com elas.
Esta descoberta pode ser útil em tribunais, onde uma pessoa que foi testemunha ocular pode ser mais ou menos confiável de acordo com as suas diferentes habilidaes de reconhecer outras pessoas.
O pesquisador Richard Russel do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard diz que há uma grande variedade dentro desta habilidade. Entre os super-reconhecedores podem haver aqueles que reconhecem de forma normal ou desordenada. Isso indica que há um espectro de habilidades diferentes dentro do fato de apenas reconhecer faces.
Pessoas de culturas diferentes, têm diferentes características dentro de sua habilidade recognitiva. Enquanto os ocidentais se concentram em detalhes individuais, os asiáticos tendem a focar em como os detalhes se relacionam. Muitas vezes os super-reconhecedores podem reconhecer outros apesar de algumas mudanças na aparência, com envelhecimento e cor do cabelo. [Live Science]

fonte;http://hypescience.com/algumas-pessoas-dizem-nunca-esquecer-um-rosto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...