sábado, 30 de março de 2013

Tempestades solares causam manchas nos polos da Terra


Tempestades solares causam manchas nos polos da Terra


Uma equipe desvendou a influência do campo magnético da Terra na formação e na evolução de manchas na atmosfera, logo acima das calotas polares, em um novo estudo que ajuda a entender o impacto das tempestades magnéticas no nosso planeta.
É que as explosões solares - que são lançadas durante a ejeção de massa coronal e outras atividades do astro - afetam a comunicação de rádios e o posicionamento de satélites quando as bilhões de partículas entram na ionosfera, a camada mais externa da atmosfera terrestre com alta densidade de plasma e íons. Os resultados foram publicados na revista Science desta semana.
Com dados de satélites de GPS e do radar SuperDARN, o pesquisador Qing-He Zhang e seus colegas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, estudaram os efeitos de uma explosão solar na Terra em setembro de 2011.
Eles descobriram uma relação direta entre a formação das manchas sobre os polos do globo e o fluxo das partículas carregadas na ionosfera, desde a chegada  até o caminho de volta ao Sol.
Quando a magnetosfera é bombardeada pela atividade solar, ela abre pequenos "remendos" na ionosfera e afeta diretamente a distribuição do plasma por lá. Assim, essas partículas densas e carregadas começam a se aglomerar nas áreas acima dos polos e  passam a "sujar" a atmosfera do nosso planeta.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/03/30/tempestades-solares-causam-manchas-nos-polos-da-terra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...