domingo, 17 de março de 2013

GELADA LUA TITÃ POSSUI CICLONES TROPICAIS


GELADA LUA TITÃ POSSUI CICLONES TROPICAIS

Com uma temperatura superficial máxima de -180 ºC, a gelada lua Titã, de Saturno, não é nenhum paraíso tropical, pelo menos nos padrões terrestres. Mas ela pode ter ciclones tropicais, e em um dos locais que parecem mais improváveis – próximo ao seu pólo norte.


Estes mini-furacões nunca foram em nenhum outro lugar além da Terra. E além de ciclones, Titã apresenta uma série de características observadas em nosso planeta, como lagos, icebergs, cavernas, dunas, névoa, neblina, e chuva.
Embora ciclones já tenham sido observados em Marte e Saturno, um ciclone tropical é um caso especial que é impulsionado pela evaporação de um mar quente. Estas tempestades envolvem uma grande quantidade de chuva, bem como fortes ventos.
Titã é o único mundo extraterrestre conhecido por abrigar grandes quantidades de líquidos em sua superfície. Diferentemente da Terra, onde existe o ciclo de água, a lua de Saturno apresenta um ciclo de hidrocarbonetos, como metano e etano.
Segundo os pesquisadores, o metano evapora muito facilmente, e pode entregar o calor necessário para conduzir uma tempestade. Calcula-se que os ventos em Titã atinjam os 72 km/h, portanto muito mais fracos do que em tempestades observadas em nosso planeta.
A maior porção de água em Titã é o Kraken Mare, mas os lagos menores Ligeia e Punga também contribuem para a formação dos ciclones tropicais. Os três estão localizados próximo ao pólo norte do satélite natural de Saturno.
Assim como na Terra, os ciclones tropicais em Titã se formam geralmente durante o verão, e podem atingir centenas de quilômetros de diâmetro. Nenhum ciclone tropical foi ainda registrado em Titã. Atualmente, a lua em plena primavera, e o aquecimento solar deve produzir tempestades entre 2015 e 2021 (pelo fato do corpo estar muito longe do Sol, suas estações são muito mais longas em relação à Terra).
Por causa de suas semelhanças com nosso planeta, Titã parece ser um bom lugar para encontrar vida extraterrestre, em sua forma mais simples. Embora ciclones tropicais não ajudem a alimentar essa ideia, uma coisa é certa: a gelada lua de Saturno é um dos locais mais interessantes do Sistema Solar. [NewScientist]

http://misteriosdomundo.com/tita-ciclones-tropicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...