domingo, 17 de março de 2013

MARTE PODE SER HABITÁVEL ATUALMENTE, SEGUNDO CIENTISTAS


MARTE PODE SER HABITÁVEL ATUALMENTE, SEGUNDO CIENTISTAS

Embora tenha sido mais úmido e quente em seu passado distante, Marte ainda pode ser capaz de suportar vida microbiana, segundo os pesquisadores.


Investigações no Planeta Vermelho revelaram locais semelhantes à Antártida e ao Deserto do Atacama, no Chile, ambos sendo um dos locais mais inóspitos da Terra, mas que mesmo assim, são capazes de abrigar diversos microrganismos resistentes às condições adversas.
Um novo estudo revela que nem todas as partes de Marte são áridas, pelo menos não o tempo todo. Isso significa que ainda hoje pode existir água líquida fluindo em alguns locais do planeta, proporcionando um refúgio para a vida como a conhecemos.
“Nós certamente não podemos descartar a possibilidade de que Marte seja habitável atualmente”, disse Alfred McEwen, cientista da Universidade do Arizona, nos EUA.


Observações da câmera HiRise, à bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, sugerem que água líquida pode estar correndo por encostas marcianas durante a primavera e o verão no Planeta Vermelho.
Dezesseis dessas encostas já foram identificadas até o momento, principalmente na região do complexo de cânions Valles Marineris. Alguns astrônomos sugerem que a umidade presente na atmosfera é absorvida pelo solo, criando pequenas quantidades de água líquida. No entanto, pouco ainda se sabe sobre esse processo.
McEwen acrescenta que a vida marciana pode não necessariamente depender de água líquida para sobreviver. Por exemplo, aqui na Terra, micróbios vivem no Atacama e em vales secos da Antártica, lugares extremamente frios e áridos. [Space]

http://misteriosdomundo.com/marte-pode-ser-habitavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...