segunda-feira, 18 de março de 2013

Jipe-Robô Curiosity registra impressionante paisagem marciana


Jipe-Robô Curiosity registra imprecionante paisagem marciana

À primeira vista a paisagem lembra uma enorme duna daquelas existentes nos desertos da Terra, mas que na verdade é uma gigantesca montanha que se eleva a 5 mil metros de altura acima da cratera Gale onde o jipe Curiosity está trabalhando desde que pousou em Marte em agosto de 2012.


Diferente do que se possa pensar, esta impressionante visão panorâmica não foi feita com um simples clique como nas máquinas fotográficas convencionais. Ela foi obtida a partir de dezenas de fotos capturadas pela lente de 100 milímetros instalada no topo do mastro do jipe-robô Curiosity.
As cores da cena também não são aquelas que veríamos se estivéssemos em Marte. Elas foram balanceadas para tornar o céu mais azul e mostrar as cores do terreno parecidas com a paisagem terrestre. Isso é feito para que os pesquisadores possam reconhecer visualmente os materiais rochosos baseado na experiência de observações feitas aqui na Terra. Sem o balanceamento de branco, como é chamado o processamento, o céu marciano pareceria tingido de caramelo.


A cena foi registrada no 45º Sol (dia marciano) da missão Curiosity, em 20 de setembro de 2012.
As planícies mais baixas do Monte Sharp é o principal alvo do jipe-robô, mas deverá passar um bom tempo na região conhecida como Baía Yellowknife, onde foram encontradas evidências bastante favoráveis à existência de vida microbiana no passado marciano.

Mast Camera (MastCam)
A Mast Camera (MastCam) é montada sobre o mastro do robô e tem capacidade de fotografar em 3D em 8 comprimentos de onda diferentes dentro do espectro visível. Sua resolução é de 1600×1200 pixels e também pode fazer vídeos em alta-definição. Uma das câmeras, a Medium Angle Camera (MAC) tem distância focal de 34 mm, com ângulo e abertura de 15 graus, com capacidade de resolver 22 cm/pixel a 1 km de distância.

A outra câmera é a Narrow Angle Camera (NAC), com distância focal de 100 mm e campo de visão de 5.1 graus. Sua capacidade de resolução é de 7.4 cm/pixel a 1 km.

Fotos: No topo, recorte parcial da imagem panorâmica do Monte Sharp. As imagens seguintes mostram as fotos panorâmicas. A primeira com o balanço de branco e a segunda a imagem bruta em formato JPEG. Acima, detalhes da Mast Camera. Créditos: NASA/JPL, Apolo11.com.


Direitos Reservados
É vedada a utilização deste texto

Leia nosso Termo de Uso e saiba como publicar este material em seu site ou blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...