domingo, 17 de março de 2013

Dinossauros foram extintos por causa de vulcões, diz estudo


Dinossauros foram extintos por causa de vulcões, diz estudo

De acordo com uma equipe de pesquisadores liderada por Gerta Keller, da Universidade de Princeton (EUA), a atividade vulcânica na atual Índia foi o fator responsável pela extinçāo dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, diferentemente da teoria atual, que afirma que um impacto gigante de um asteroide os extinguiu.


Há dezenas de milhares de anos atrás, uma regiāo vulcânica próxima a Mumbai, na Índia, pode ter expelido colossais níveis de enxofre e dióxido de carbono na atmosfera, causando a extinçāo em massa sobretudo por causa do aquecimento resultante e pela acidificaçāo dos oceanos.
Mas hoje ainda existe um grande debate em torno do assunto. Muitos pesquisadores ainda acreditam que foi o impacto de um gigante meteorito no México que liberou grandes quantidades de poeira tóxica e gás para a atmosfera, bloqueando a luz do Sol e causando um arrefecimento generalizado, sufocando os dinossauros e envenenando a vida marinha existente na época. O impacto também poderia ter desencadeado erupções vulcânicas, terremotos e tsunamis.
A nova pesquisa sugere que fortes erupções na atual Índia pode ter contribuído parcial ou totalmente para a extinçāo em massa, segundo Eric Font, geólogo da Universidade de Lisboa, Portugal.


Recentemente, empresas petrolíferas descobriram através de perfurações no solo sedimentos de lava enterrados à mais de 3 quilômetros sob a superfície do oceano, na costa oriental de Índia.
A equipe de Keller conseguiu permissāo para para analisar esses sedimentos, descobrindo que eles contém abundantes fósseis provenientes da fronteira entre os períodos Cratáceo-Terciário, época que os dinossauros desaparecem, há 65 milhões de anos.
Somente grandes erupções vulcânicas poderiam ser a causa da existência desses sedimentos. Hoje, a regiāo vulcânica se estende por uma área tāo grande quanto a França (atualmente está inativa), mas que pode ter sido tāo grande quanto a Europa, em um passado distante.
A equipe agora tenta encontrar tendências semelhantes em análises de sedimentos marinhos na costa do Egito, Israel, Espanha, Itália e sul dos EUA.
Sedimentos encontrados anteriormente, que contém irídio (a assinatura química de um asteroide), foram datados de uma época posterior à extinçāo dos dinossauros.
Segundo a equipe de Keller, um impacto de um meteorito nāo teria produzido enxofre e dióxido de carbono suficiente para explicar o observado nas análises, por isso, um impacto pode ter agravado a extinçāo, mas dificilmente teria sido sua causa. [LiveScience]

http://misteriosdomundo.com/dinossauros-foram-extintos-por-causa-de-vulcoes-diz-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...