domingo, 17 de março de 2013

Vidro em meteorito pode revelar alguns segredos de Marte


Vidro em meteorito pode revelar alguns segredos de Marte

Um meteorito marciano que caiu recentemente em um deserto em Marrocos possui grandes quantidades de vidro preto em seu interior, e pode revelar importantes informações sobre a superfície do planeta vermelho, assim como seu interior e atmosfera.


Em julho de 2001, pessoas viram uma bola de fogo rasgar o céu e se partir no deserto marroquino. O meteorito de 7kg, denominado Tissint, se partiu ao cair, e logo dois cientistas e colecionadores recuperaram os fragmentos extraterrestres.
A análise inicial mostrou que a composição química da rocha corresponde à um tipo de basalto marciano. A rocha foi “expulsa” de Marte há aproximadamente 700 mil anos atrás, como resultado do impacto de um grande asteroide.
Tissint é somente o quinto meteorito marciano recolhido imediatamente após a queda. A maioria das 90 rochas marcianas conhecidas que caíram na Terra foram encontradas muito tempo após sua queda.
A equipe de Hasnaa Chennaoui, pesquisadora da Universidade Hassan II, em Marrocos, descobriu que o meteorito é composto por uma grande quantidade de vidro preto borbulhante. Ele contém isótopos de carbono e nitrogênio, que são características da atmosfera marciana, algo comum em outros meteoritos.
Contudo, o vidro contém quantidades relativamente altas de raros elementos, como porção incomum de isótopos de cério, elemento que deve sido oxidado na superfície de Marte, além de flúor, enxofre, césio e até “bolhas” da atmosfera do planeta.
A equipe diz que água levemente acidificada pode ter lixiviado* os raros elementos do solo marciano, os depositando nas rochas da superfície. O calor do impacto do asteroide que ejetou o Tissint  derreteu o material, que posteriormente se arrefeceu (resfriou) e se cristalizou, formando o vidro preto.
Lixiviação: processo de extração de uma substância presente em sólido através de sua dissolução em um líquido.
Uma análise mais detalhada do Tissint deve revelar mais detalhes dos processos geoquímicos de Marte, nos ajudando inclusive a entender melhor o passado do nosso planeta.
“A história de Marte é interessante para nós porque está relacionada com a história da Terra, e é importante saber como Marte era no passado e como ele evoluiu com o tempo”, conclui Aoudjehane. [SpaceNew Scientist]

http://misteriosdomundo.com/vidro-em-meteorito-pode-revelar-alguns-segredos-de-marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...