quinta-feira, 21 de março de 2013

Plano dos EUA está pronto para ' "Ação militar contra Irã


Plano dos EUA está pronto para ' "Ação militar contra Irã

Um porta-aviões dos EUA
Os EUA  já estão tomando planos para uma possível operação militar contra o Irã "muito a sério", disse um funcionário da segurança israelense, que está a ser dito no saber sobre aspectos do plano americano, disse ao jornal Haaretz .
"A administração de Obama, ao contrário de seu antecessor, George W. Bush, preparou uma opção  militar cirúrgica no caso de que os Estados Unidos decidam atacar no final", disse o funcionário não identificado disse ao jornal israelense.  
"Os americanos, se quiserem, vão ser capazes de montar uma operação focada nas armas nucleares iranianas sem necessariamente desencadear uma guerra regional abrangente."
A fonte salientou que os serviços de segurança israelenses estão a par de movimentos contínuos dos EUA para aumentar as sanções contra o Irã por seu controverso programa nuclear e para se preparar para a possibilidade de uma operação militar.
"É muito importante para eles para transmitir determinação", o oficial disse ao jornal. "Vimos isso nas palavras do vice-presidente Joe Biden ... vamos ouvi-lo novamente a partir do presidente que está em Israel."
No início de março, Biden afirmou que as ameaças de Obama de usar a força militar para impedir o Irã de obter armas nucleares "não era um blefe", acrescentando no entanto, que Washington prefere uma solução diplomática para o impasse com o Irã.  
"O presidente dos Estados Unidos não pode, e não, blefa", Biden afirmou durante uma conferência da AIPAC, um grupo de lobby que defende políticas pró-Israel.
De acordo com o oficial israelense, o governo dos EUA ". Dizer o que eles dizem" Em sua opinião, "O problema deles é precedente histórico: após a Coreia do Norte obteve capacidade nuclear, Israel é cético", relata Haaretz.
Na quarta-feira, Obama chegou a Jerusalém para sua primeira viagem a Israel como presidente a se reunir com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Entre outras coisas, os líderes dos estados aliados são esperados para discutir como conter as ambições nucleares de Teerã.  
  A frente de sua turnê  pelo Oriente Médio, Obama reiterou o compromisso dos EUA para impedir o Irã de criar uma bomba.
"Nós pensamos que seria necessário mais de um ano ou mais para que o Irã realmente desenvolver uma arma nuclear, mas, obviamente, não queremos que cheguem muito perto," ele disse ao Canal 2 israelense. O líder americano acrescentou que ele iria dizer a Netanyahu se esforços diplomáticos para resolver o problema iraniano falham ", eu continuo a manter todas as opções sobre a mesa." Os Estados Unidos têm "capacidades significativas" para impedir o Irã de obter uma arma nuclear ", que poderia ameaçar Israel ou pode desencadear uma corrida armamentista na região ", enfatizou.

Fonte: http://rt.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...