quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Será que estamos rumo a mini Era do Gelo?

Será que estamos rumo a uma mini Era do Gelo, devida a uma onda de frio que parece não ter fim?



Pelo menos seis pessoas morreram na Rússia e 37 na Ucrânia, devido à onda de frio que atinge o Leste da Europa, anunciou hoje o Ministério da Saúde russo.
Os hospitais assistiram 230 pessoas com ferimentos causados pelo frio,  acrescentou. 
Na Ucrânia, o número de mortos é de 37 e 190 pessoas receberam assistência  hospitalar, de acordo com fontes oficiais ucranianas. 
Estes números estão a preocupar as autoridades dos dois países, porque  o inverno está no início e as temperaturas baixas prometem bater recordes  dos últimos 50 anos. 
Em Moscovo, os serviços meteorológicos russos preveem temperaturas baixas  até ao fim de semana. Nos próximos dias, a média das temperaturas durante  o dia será entre os 16 e os 18 graus negativos e, à noite, o mercúrio nos  termómetros descerá até aos 25 graus negativos. 
O frio é ainda mais rigoroso nos Urais e na Sibéria, obrigando à suspensão  dos transportes e ao encerramento de escolas. Em Tomsk, as temperaturas  rondam os 35-38 graus negativos. Nas regiões de Novossibirk, o mercúrio  caiu até aos menos 50. 
As baixas temperaturas estão também a provocar avarias nos sistemas  de aquecimento. Na cidade de Ribinsk, cerca de 12 mil pessoas ficaram sem  água quente e aquecimento devido à rutura de condutas. 
A maioria das vítimas mortais do frio na Rússia e na Ucrânia vive na  rua.  
Para apoiar essa parte completamente desprotegida da população, o Ministério  para Situações de Emergência russo decidiu abrir 1.500 "pontos de aquecimento",  nos quais se pode receber chá quente, açúcar, toucinho e sanduíches.

Fonte créditos: sicnoticias.sapo.pt e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...