sábado, 1 de dezembro de 2012

Possível colisão de Asteroide com a Terra em 2040


Asteroide pode se chocar com a Terra em fevereiro de 2040

De acordo com os próprios cientistas, ainda é cedo para dar um dado preciso que o impacto vá acontecer, já que a posição do asteroide o impede de ser observado.
A chance do choque é de 1 em 625, mas, porém, segundo astrônomos, é para ser observado atentamente.
De acordo com os próprios cientistas, ainda é cedo para dar um dado preciso que o impacto vá acontecer, já que a posição do asteroide o impede de ser observado.
Porém, o caminho AG5(140 metros de largura) estará próximo da Terra, pelo menos, até 2028. Os astrônomos calculam que em setembro de 2013 o asteroide deve passar a 150 milhões de quilômetros (menor que a distância da Terra para o Sol) e quinze anos depois, em 2028, a ‘apenas’ 17 milhões de quilômetros.

Segundo o que Detlef Koschny, responsável pela Divisão de Missões do Sistema Solar daAgência Espacial Europeia em Noordwijk, na Holanda, disse ao website SPACE.com:
2011 AG5 é o objeto que atualmente tem maiores hipóteses de colidir com Terra… em 2040. No entanto, apenas observamos cerca de metade da sua órbita, desta forma, a confiança nesses cálculos ainda não é muito alta.”

O asteroide 2011 AG5 está classificado como “alto” na lista Objetos Próximos da Terra (NEOs) com potencial risco de impacto, afirma Charles Bolden Administrador da NASA.

Bolden afirmou ainda que o asteroide passará pela Terra em 2015, mais de sete anos antes da passagem rasante pela fenda de ressonância gravitacional em 2023, que poderá colocar o esteroide em rota de colisão com a Terra, para o ano de 2040.

Fonte: SPACE.COM
Via: Discovery News
Créditos de imagem: ESA – P.Carril



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...