quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

3 tremores seguidos no mesmo dia no Brasil

Tremor em Montes Claros: Cientistas não sabem a causa dos abalos

O telhado de uma casa caiu por causa dos
abalos (Foto: Michelly Oda/G1)


Três tremores de baixa intensidade foram registrados na madrugada desta quarta-feira na região de Montes Claros, MG. O abalo principal foi seguido de mais dois eventos menores e pelos relatos de testemunhas pode ter sido um dos maiores terremotos que já atingiram a região.


Clique para ampliar


Segundo informações oficiais divulgadas pela Polícia Militar, o primeiro tremor ocorreu por volta das 02h50 BRST e foi seguido por dois abalos menores ocorridos em intervalos aproximados de 20 a 30 minutos entre eles. A Polícia Militar informou que recebeu 350 chamadas e o Corpo de Bombeiros de Montes registrou 200 ligações.

Ainda não há informações mais detalhadas sobre a magnitude e profundidade em que o tremor ocorreu, mas pela descrição fornecida pelos moradores a magnitude deverá ser estimada em cerca de 4.5 graus. Se a magnitude fosse igual ou superior a 5 teria sido informada pelo USGS, nos EUA. Até agora, o maior tremor registrado em Montes Claros ocorreu em 19 de maio e foi estimado em 4 magnitudes.

A ocorrência mais grave ocorreu no bairro Jardim Brasil, onde foi registrada a queda de uma varanda e destelhamento de uma casa. "Acordamos com o tremor e logo as telhas caíram, saímos todos assustados, correndo para o lado de fora, apesar de já ter sentido outros tremores, este foi o que mais deu medo", diz o proprietário da casa, Paulo Pereira, em entrevista ao site G1.

Causas dos tremores
Apesar da cidade de Montes Claros apresentar diversos tremores todos os anos, ainda não se sabe exatamente o que dispara esses eventos naquela localidade. Os sismologistas brasileiros contam com poucos recursos de monitoramento e as nove estações sismográficas existentes na região serão retiradas em breve, pois estão instaladas em caráter temporário.

Entre maio e outubro foram registrados 174 sismos, sendo que 27 deles foram provocados por detonações e 33 tiveram causas naturais. Desse total, 114 não foram localizados com precisão.

De acordo com um estudo apresentado dois dias antes do abalo por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasília, a cidade de Montes Claros não apresenta falhas geológicas de grande extensão e maioria delas é composta por falhas antigas e inativas. Isso mostra que terremotos de grande magnitude são bastante improváveis de acontecerem, mas essa hipótese não pode ser descartada.

Os pesquisadores também levantaram a possibilidade dos tremores em Montes Claros estarem relacionados a uma fratura existente na região da Serra do Mel, mas a falta de dados precisos de localização dos epicentros não permite afirmar com certeza essa ligação.

Fonte credito: Apollo 11 e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...