terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Egípcios Ciência

Ciência e Tecnologia



Esta civilização desenvolveu o primeiro sistema de escrita (hieróglifos) que foi documentado em papiros. Os alfabetos posteriores, começando pelo fenício, derivaram dos hieróglifos egípcios. Após o domínio de Alexandre, o Grande, muitos documentos artísticos, administrativos e científicos foram os primeiros a integrar a biblioteca de Alexandria, porém desapareceram depois da destruição da cidade em 391 A.C.

Tecnologia Hidráulica

Existem evidências que comprovam a construção de canais artificiais desviando a corrente do rio Nilo, em 1800 A.C. Uma das mais ambiciosas construções é o Canal dos faraós, que une o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Os canais possibilitavam a navegação entre as cidades do Império, fator indispensável tanto para a comunicação administrativa como para o comércio. Dos principais canais, saiam outros menores, formando um complexo sistema de irrigação que mantinha a agricultura estável mesmo em épocas de seca. Os egípcios conseguiam aproveitar desta forma as enchentes do Nilo e fertilizar terrenos bastante longínquos das margens do rio, exemplo do canal de José, que alimentava o lago natural de El Fayum, transformando a região em um oásis fértil. Foram encontrados documentos do período helenístico que indicam o uso da roda e da roda hidráulica durante o século IV A.C.

Matemática e Medicina

A numeração egípcia durante o período pré-dinástico era de caráter decimal com representação hieroglífica, ou seja, um símbolo para cada unidade decimal. A partir de 2150 A.C. esta representação foi substituída pela hierática. A aritmética e a geometria egípcias foram motivadas por sua aplicação prática, desenvolvendo-se em função de uma aplicação concreta. Estas foram as disciplinas de maior crescimento ao longo da existência do Império. Um dos documentos da época era o Papiro de Ahmed, um tratado que reproduzia um documento anterior (XIX A.C), onde havia oitenta e sete problemas matemáticos diferentes.  Com relação à Medicina existem diversos documentos, como o Papiro de Ebers (XVI A.C). Como a Medicina da época era inseparável da religião, as doenças eram vistas como manifestações sobrenaturais, mesmo assim, os egípcios realizaram grandes avanços científicos, especialmente em técnicas de mumificação.

Fonte creditos: The History Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...