segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chuva de Meteoros

Chuva de Meteoros Vista em alguns lugares







Em Dezembro a Terra cruza a órbita do Asteróide Faetonte e são os "detritos" largados por este asteróide os responsáveis pelo enxame de estrelas que decorre anualmente entre 7 e 17 de Dezembro, o enxame das Gemínidas. (Na imagem um meteoro sobre Monument Valley, EUA).
O melhor enxame de meteoros de 2009 está prestes a acontecer, segundo a Organização de Meteoros Internacional, a actividade máxima, cerca de 140 meteoros por hora, decorre no próximo dia 14 de Dezembro de 2009 por volta das 5h10m, durante a madrugada de segunda-feira, em Portugal. Assim, a observação do pico das Gemínidas promete cativar até ao nascer do Sol. (Retirado do OAL, 12 de Dezembro de 2009)

A chuva anual de meteoros Geminids iluminou os céus na noite de quinta-feira passada e madrugada da sexta, quando pôde ser vista no céu em horas e pontos diferentes nos hemisférios Norte e Sul.
Muitos espectadores fotografaram o fenômeno e enviaram suas imagens à BBC.
A chuva de meteoros ocorre cada vez que a Terra passa pela rota da órbita solar de um asteroide chamado 3200 Phaethon.
O asteroide deixa para trás uma trilha de resíduos rochosos, que se movem a 35 km por segundo através da atmosfera. Eles se desintegram em chamas descritas como espetaculares por quem as presencia.

Fontes: BBC e quarksegluoes.blogspot.com.br
Imagem: R7 e Wally Pacholka /Astroplcs.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...