terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lugares Sagrados Astecas

Lugares Sagrados Astecas


Os monumentais templos,pirâmides e palácios do povo asteca, refletiram o conjunto de valores e preceitos religiosos que deram origem a sua civilização. Seu conceito arquitetônico era voltado à manifestação do poder que os protegia como herdeiros do deus HuitzilopochtliCada lugar, inclusive as residências dos cidadãos comuns, eram construídas com solenidade e rituais de culto, portanto cada local era sagrado na vida do povo asteca da grande Tenochtitlán e o conjunto de suas cidades imperiais. A medida que avançavam sobre um novo território, sistematicamente, começavam pela construção de um  templo de adoração para seu deus principal e a seguir, nas imediações, um campo de futebol, onde praticavam o jogo ritual mais difundido entre as culturas da Mesoamérica.

O Templo Maior

Em Tenochtitlán estava localizado o Templo Mayor, principal templo dos astecas. Ali, através de inúmeras esculturas, narrava-se a história de Huitzilopochtli. Neste local sagrado, os astecas adoravam seu deus e sacrificavam humanos para aplacar sua sede. Este edifício era amuralhado por uma parede em forma de serpente e abrigava outros templos principais e casas da elite política e religiosa. Tudo era organizado com base numa estrita ordem de simetria, com desenhos geométricos e várias linhas apontadas para os pontos cardiais. A praça central deste templo tinha capacidade para 8.000 pessoas e o mercado central, em torno de 20.000.

As Pirâmides

Existiam diferentes tipos de construções piramidais. Entre as mais profusas encontramos as pirâmides redondas, situadas, principalmente, ao longo do Vale de Toluca. Foram construídas em honra ao deus do vento, Ehécatl, e sua estrutura circular permitia, precisamene, uma corrente de ar, de forma que o deus pudesse circular em seu interior sem obstáculos. As pirâmides de escadas  gêmeas, abrigavam em seu topo, dois templos: o templo situado ao lado esquerdo era dedicado a Tláloc, divindade responsável pelas chuvas; o da direita honrava Huitzlopochtli. O primeiro era pintado de azul e branco, símbolo da água; o segundo, de vermelho e branco, símbolo do sacrifício e das guerras. 

Fonte crétitos: The History Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...