terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DESCOBERTO DINOSSAURO MAIS ANTIGO DA TERRA

DESCOBERTO DINOSSAURO MAIS ANTIGO DA TERRA QUE TERIA VIVIDO HÁ 245 MILHÕES DE ANOS


Pesquisadores encontraram o que pode ser o mais antigo dinossauro que já caminhou sobre a face da Terra. O misterioso fóssil, até então escondido por décadas nos corredores do Museu de História Natural de Londres, foi identificado como um dinossauro que viveu há aproximadamente 245 milhões de anos, ou seja, 10 a 15 milhões de anos antes do que o fóssil mais antigo já descoberto.

O animal, do tamanho aproximado de um cachorro labrador, foi batizado de Nyasasaurus parringtoni por conta do seu local de descoberta, o Lago Nyasa, no sul da África (hoje chamado Lago Malawi) e também por causa do pesquisador Rex Parrington, da Universidade de Cambridge, que recolheu o fóssil nas proximidades do lago na década de 30.

O fóssil foi analisado por pesquisadores nos anos 50, mas nenhum estudo conclusivo chegou a ser publicado. Desta maneira, os fragmentos encontrados seguiram um mistério para os pesquisadores até que, recentemente, algumas de suas características foram comparadas com as de uma amostra similar do Museu Iziko, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

De acordo com os pesquisadores, os fragmentos do Nyasasaurus indicam que seus ossos do braço e quadril possuem características únicas dos dinossauros. Com isso, foi se tornando cada vez mais real a possibilidade de que os cientistas estavam diante de um animal próximo à origem dos dinossauros. Os pesquisadores acreditam que este dinossauro ficava de pé, media de dois a três metros de comprimento da cabeça à cauda e pesava entre 20 e 60 quilos.

Quando vivo, este dinossauro teria habitado a área da Pangeia do sul, que compreendia a África, América do Sul, Antártida e Austrália. O estudo sobre este animal foi publicado na revista Biology Letters.

Artigo relacionado

Biology Letters
Fonte: The History Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...