terça-feira, 12 de março de 2013

Oceano submerso da lua Europa espirra água para a superfície


Oceano submerso da lua Europa espirra água para a superfície

O imenso oceano da lua Europa, de Júpiter, espirra água através de um escudo de gelo – uma evidência de que a gelada lua pode ser capaz de abrigar vida como a conhecemos.
Cientistas detectaram produtos químicos na superfície congelada da lua Europa que só pode ser proveniente do oceano de água líquida submerso.
“Nós agora temos evidências que o oceano submerso de Europa não está isolado, e sim mantém “contato” direto com a superfície da lua”, disse o autor estudo o autor Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Brown e o co-autor do estudo, Kevin Hand, estudaram a superfície da lua Europa com o poderoso telescópio Keck II, no Havaí, que ostenta uma óptica adaptativa que permite compensar o desfoque causado pela atmosfera da Terra.
Europa mantém sempre uma mesma face voltada para o planeta Júpiter, e o Keck detectou um estranho sinal do lado de trás da lua, que nenhum outro instrumento havia visto anteriormente.
Após muitas análises e cálculos, os pesquisadores determinaram que o sinal espectroscópico havia sido emitido por sal de sulfato de magnésio, denominado epsomite. Esse sulfato é proveniente do oceano líquido submerso, localizado abaixo de uma camada de gelo.

Um oceano como o da Terra?


Mas os astrônomos não acreditam o que o oceano de Europa, que deve ter 100 km de profundidade, seja rico em sulfato de magnésio. Se assim o fosse, o sinal também deveria ter sido registrado no lado frontal da lua.
Segundo os pesquisadores, o oceano submerso da lua Europa pode ser semelhante aos mares da Terra, quando se fala em composição. Se esse for o caso, Europa se torna ainda mais interessante quando o assunto é busca por vida extraterrestre. [Space]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...