terça-feira, 12 de março de 2013

AS BACTÉRIAS DA TERRA PODEM “COLONIZAR” MARTE?


AS BACTÉRIAS DA TERRA PODEM “COLONIZAR” MARTE?

Desde que pousou em Marte em agosto do ano passado, a sonda Curiosity, da NASA, está explorando seu novo lar na Cratera Gale. Mas há uma preocupação que várias pessoas têm manifestado desde então – e se a sonda contaminar a superfície de Marte com a vida da Terra?


Marte e Terra são lugares muito diferentes. O Planeta Vermelho é um mundo seco e gélido, pelo menos na atualidade. Além disso, a pressão superficial é 1.000 vezes menor do que a da Terra no nível do mar, e as temperaturas podem ficar suficientemente baixas para congelar dióxido de carbono e oxigênio.
Wayne Nicholson e  Andrew Schuerger, um par de microbiologistas com base na Universidade da Flórida, decidiu analisar se certos micróbios da Terra podem contaminar a superfície de Marte.
Os micróbios em questão foram obtidos a partir de amostras de coletadas à 12 metros abaixo do solo. Essas bactérias foram inicialmente alimentadas por 28 dias em pratos ricos de nutrientes e mantidas em condições normais da Terra. Em seguida, cerca de 10.000 colônias de bactérias foram submetidas à 30 dias em condições semelhantes à de Marte, com uma a temperaturas de 0 ° C e uma pressão de apenas 7 milibares.
Seis das colônias de bactérias testadas conseguiram crescer sob essas condições adversas. Surpreendentemente, as colônias Carnobacterium cresceram melhor em baixas pressões e sem oxigênio do em condições normais, e os pesquisadores ainda não sabem explicar o por quê.
Normalmente, todos os instrumentos enviados a outros planetas são esterilizados para tentar evitar qualquer tipo de contaminação, mas uma falha de comunicação da NASA fez com que as brocas do Curiosity fossem expostas a micróbios da Terra, seis meses antes do lançamento.
Não se sabe ao certo se houve algum tipo de contaminação, tampouco se as bactérias foram capazes de sobreviver no Planeta Vermelho. Mas o transporte de vida entre corpos celestes é algo totalmente possível, principalmente quando meteoros se colidem com um planeta.
Por isso, qualquer descoberta relacionada à microrganismos em Marte deve ser rigidamente analisada pelos pesquisadores, pois existe uma possibilidade real de que micróbios tenham sido transportados a partir da Terra. [Discovery News]

http://misteriosdomundo.com/as-bacterias-da-terra-podem-colonizar-marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...