terça-feira, 12 de março de 2013

CURIOSITY É REATIVADO APÓS FALHA EM COMPUTADOR


CURIOSITY É REATIVADO APÓS FALHA EM COMPUTADOR

Semana passada, uma falha na memória do computado principal do Curiosity obrigou os engenheiros da NASA a utilizar um computador reserva, o que interrompeu temporariamente a exploração de Marte. [Falha em computador suspende operações do Curiosity]


Agora, a agência espacial anunciou que as atividades do robô já foram retomadas. Na ocasião, o computador danificado ativou um reserva, o colocando em um modo seguro e ativando um backup. Agora, esse computador reserva já assumiu todas as funções da sonda.
Durante o período que a sonda ficou inativa, o computador B recolheu diversas informações do computador A, como estado da sonda, posição dos braços e do mastro, entre outras.
As causas do problema ainda não foram identificadas, mas cientistas da NASA acreditam que a falha na memória tenha sido causada pela radiação cósmica – uma radiação de alta energia proveniente do Sol e composta por prótons energéticos, partículas de ferro e radiação gama. Como Marte possui uma atmosfera mais rarefeita do que a da Terra, equipamentos eletrônicos podem ser danificados mais facilmente nessa situação.
Embora esse tenha sido o mais grave problema enfrentado pelo Curiosity desde que chegou à Marte, a agência espacial está otimista com a rapidez na retomada das operações da sonda. [NASA]

Postado em Astronomia por Lucas Rabello em 05/03/2013
http://misteriosdomundo.com/curiosity-reativado-falha-computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...