domingo, 17 de março de 2013

Interações quânticas são 10 mil vezes mais rápidas do que a luz


Interações quânticas são 10 mil vezes mais rápidas do que a luz
Qual é a velocidade que as interações quânticas acontecem? Mais rápido que a luz – 10.000 vezes mais rápido.
Isso é o que uma equipe de físicos liderada por Juan Yin, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Xangai descobriu em um experimento envolvendo fótons emaranhados (que permanecem intimamente ligados), mesmo quando separados por grandes distâncias. Eles queriam calcular a velocidade para o que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância”.
Ação fantasmagórica à distância

Interações quânticas são 10 mil vezes mais rápidas do que a luz
Os físicos quânticos já sabiam que depois que duas partículas – fótons, por exemplo – interagem, às vezes se tornam “emaranhados”. Esse tipo de experimento foi repetido várias vezes, e envolve emaranhar dois fótons e enviá-los para lugares diferentes e distantes entre si.
Quando o fóton A é observado, ele possui uma certa polarização (para cima, por exemplo). O fóton B permanece sempre com a polarização oposta (para baixo). E não importa qual alteração seja realizada no fóton A; ela é sempre refletida no fóton B, instantaneamente.
Isto é o que Albert Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância”. E a correlação entre os estados dos fótons parece acontecer instantaneamente. Mas o que isso significa exatamente? Isso é o que a equipe chinesa queria descobrir.
10 mil vezes mais rápido que a luz
Então os pesquisadores entrelaçaram dois fótons e enviou cada um para um laboratório diferente, separados por 16 quilômetros de distância.
O grupo mediu a velocidade no qual o estado de um fóton é refletido no outro, e descobriu que a velocidade mínima para que isso pudesse acontecer é de 10 mil vezes a velocidade da luz.
O resultado pode soar como uma forma de enviar mensagens mais rápido do que a luz, mas não é. É impossível saber o estado do par de fótons emaranhados antes de ele ser medido, então não há nenhuma maneira de controlar e fazer com que o fóton na outra extremidade assuma determinados estados.
Os pesquisadores acrescentaram que é extremamente improvável que alguém obtenha um valor exato para a velocidade de tais interações quânticas. Mas a descoberta é útil para ver quais são os limites para esclarecer o que queremos dizer quando dizemos “instantâneo”.
A teoria da relatividade de Einstein proíbe que qualquer partícula viaje em uma velocidade superior à da luz. No entanto, essa física não é válida para o mundo subatômico. Na mecânica quântica, reina o estranho mundo do “improvável”. [LiveScience]

http://misteriosdomundo.com/interacoes-quanticas-10-mil-vezes-mais-rapidas-luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...