domingo, 17 de março de 2013

PLUTÔNIO PODE ALIMENTAR MISSÕES ESPACIAIS DISTANTES


PLUTÔNIO PODE ALIMENTAR MISSÕES ESPACIAIS DISTANTES

O futuro parece ser brilhante para missões espaciais nos cantos escuros do sistema solar. Isso porque as naves espaciais podem não precisar mais de energia solar para funcionar, e sim de plutônio.


Alguns destinos, como o sistema solar exterior ou regiões polares de Marte, recebem pouca luz solar, ou luz insuficiente para ambiciosas missões que utilizam painéis solares. Em vez disso, o calor do decaimento do isótopo radioativo plutônio-238 pode gerar eletricidade e alimentar a nave.
Infelizmente, os estoques do material estão se esgotando. Os EUA pararam de produzir o isótopo – que era subproduto de programas de armas nucleares em tempos de guerra – em 1988. Seus estoques remanescentes foram estimados em apenas 16,8 kg.
“Sem um reinício da produção de plutônio-238, será impossível para os Estados Unidos ou qualquer outra nação realizar certos importantes tipos de missões planetárias após essa década”, concluiu uma pesquisa em 2011.
Novo começo
Agora, os EUA realizaram os primeiros passos para o reinício da produção de plutônio-238. Algumas gramas do isótopo foram criadas em testes no laboratório Oak Ridge, no Tennessee. Os resultados sugerem que 1,5 kg podem ser produzidos em cada laboratório por ano, o que pode alcançar várias metas da NASA, mas não todas.
Nos testes dentro de um reator em Oak Ridge, nêutrons foram disparados contra um alvo de alumínio preenchido com neptúnio-237. Depois, o plutônio-238 resultante foi quimicamente separado do neptúnio, que foi depois reutilizado.
Os físicos estão trabalhando para otimizar esse processo, visando aproveitar ao máximo cada recurso utilizado, já que o custo de produção é alto. Eles calculam que o laboratório poderá produzir 1,5 kg do isótopo por laboratório a partir de 2017. [NewScientist]

http://misteriosdomundo.com/plutonio-pode-alimentar-missoes-espaciais-distantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...