sábado, 9 de março de 2013

Geleiras do Canadá podem registrar redução de 20% até 2100


Geleiras do Canadá podem registrar redução de 20% até 2100

Degelo na região do Ártico em 2012 foi recorde histórico  
Foto: Divulgação

Um total de 20% das geleiras do Canadá podem desaparecer até o fim do século, como resultado do aquecimento global, o que representaria um aumento de 3,5 centímetros no nível do mar, segundo um estudo divulgado na quinta-feira.

"Mesmo que consideremos um aquecimento global moderado ainda é muito provável que o gelo afunde em um nível alarmante", afirmou o coordenador do estudo, Jan Lenaerts. "E as possibilidades de que voltem a crescer são muito poucas", afirmou o meteorologista da Universidade de Utrecht, na Holanda.

O cientista afirmou que o processo é irreversível e que se reforça, já que a neve e o gelo da tundra e as águas do norte do Canadá atualmente ajudam a refletir para fora o calor do sol.
Caso estes desapareçam, grande parte dos raios solares serão absorvidos pela água e a terra, o que provocará o aumento das temperaturas.

Caso as geleiras do Canadá diminuam 20%, segundo o cenário, isto corresponderia a um aumento médio da temperatura de três graus Celsius.

Mas o aumento da temperatura nas regiões glaciares do norte do Canadá seria muito maior, de até oito graus, segundo as estimativas de Lenaerts, que enfatizou que este não é o pior dos cenários previstos.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/geleiras-do-canada-podem-registrar-reducao-de-20-ate-2100,3b3f81fdbd44d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...