sábado, 9 de março de 2013

Coreia do Norte anula pacto de paz e fecha fronteira


Coreia do Norte anula pacto de paz e fecha fronteira

O ditador norte-coreano Kim Jong-un foi visto hoje em local secreto.

A imagem é de um vídeo divulgado pela televisão estatal

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira a suspensão de todos os acordos de não agressão e que fechará a fronteira entre os dois países com a Coreia do Sul, horas após a adoção de novas sanções por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra Pyongyang.

A Coreia do Norte "anula todos os acordos de não agressão entre o Norte e o Sul", informou o "Comitê pela Reunificação Pacífica da Coreia" em comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu na quinta-feira impor uma série de sanções, especialmente financeiras, à Coreia do Norte, em resposta ao terceiro teste nuclear realizado em fevereiro por Pyongyang.

A resolução do Conselho, proposta por vários países (entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul e França) e adotada de forma unânime por seus 15 membros, tenta acabar com as fontes de financiamento utilizadas por Pyongyang para se aproximar de suas ambições militares e balísticas.

As medidas colocam sob vigilância os diplomatas norte-coreanos e engrossam uma lista negra de particulares e empresas submetidos ao congelamento de bens ou à proibição de viajar. Após o anúncio das sanções, Pyongyang acusou Washington de querer provocar uma guerra atômica e ameaçou o país com um ataque nuclear preventivo.

Preocupados com a tensão envolvendo as duas Coreias, ativistas pedem paz em SeulFoto: AP

"Já que os Estados Unidos se dispõem a desencadear uma guerra nuclear, (nossas) forças armadas revolucionárias (...) se reservam o direito de lançar um ataque nuclear preventivo para destruir os bastiões dos agressores", declarou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores norte-coreano citado pela agência oficial KCNA.
No mesmo comunicado, a chancelaria norte-coreana adverte que uma segunda guerra da Coreia é inevitável diante da negativa de Washington e Seul de cancelar as manobras militares conjuntas previstas para a próxima semana.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreia-do-norte-anula-pacto-de-paz-e-fecha-fronteira,11ebfdfb2a74d310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...