quarta-feira, 13 de março de 2013

Quão perigoso é o programa nuclear norte-coreano?


Quão perigoso é o programa nuclear norte-coreano?

 © Colagem: Voz da Rússia
Dentro de alguns anos, a Coreia do Norte pretende possuir mísseis nucleares, atingindo um nível tecnológico comparável com o da União Soviética no fim da década de 1950. A mídia mundial está dedicando muito espaço ao tema de ameaça dos mísseis nucleares norte-coreanos, mas as avaliações que lhe dá são absolutamente incorretas.

A análise mostra que, em termos globais, o arsenal nuclear norte-coreano é ínfimo, e é pouco provável que num futuro prognosticável vá cresser até um tamanho significativo. A Coreia do Norte dispõe de mísseis suficientes para destruir parcialmente uma ou duas cidades. Mas de nenhuma forma chegam para abalar o potencial militar da vizinha Coreia do Sul, sem falar do dos Estados Unidos. Além disso, os líderes norte-coreanos estão bem cientes: o primeiro golpe contra os EUA, uma outra potência nuclear ou seus aliados estratégicos irá provocar uma retaliação imediata. O golpe de resposta exterminará não só uma parte considerável da população, mas também a maioria da elite norte-coreana. E os generais e governantes norte-coreanos que tenham a sorte de sobreviver em bunkers e abrigos, irão comparecer perante um novo Tribunal de Nuremberg. O mundo não perdoará à cúpula norte-coreana a violação do tabu existente contra o uso de armas nucleares. Portanto, é pouco provável que a Coreia do Norte se atreva a assestar o primeiro golpe nuclear contra os EUA, o Japão ou a Coreia do Sul.
Daí, as armas nucleares da Coreia do Norte são, antes de mais nada, um meio de dissuasão. Seu objetivo clave consiste em reduzir ao mínimo a probabilidade de que a própria Coreia do Norte seja atacada desde fora de suas fronteiras. Assim como evitar que no caso de uma revolta interna ou rebelião armada os rebeldes recebam apoio externo. Os altos dirigentes norte-coreanos não se propõem conquistar ou dominar o mundo. O desejo deles é muito mais modesto: preservar seu poder e seus privilégios.
No entanto, isto não quer dizer que o programa nuclear norte-coreano é inofensivo. Na verdade, traz uma ameaça real para a paz mundial. Primeiro, porque já estabeleceu um precedente perigoso. À diferença das três novas potências nucleares – Índia, Paquistão e Israel que nunca assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares de 1968 – os passos que está dando a Coreia do Norte aparentam muito duvidosos ou até mesmo pérfidos. Inicialmente Pyongyang assinou o TNP, aproveitando isso para obter acesso a tecnologias nucleares, e depois saíu unilateralmente dele. Se tal procedimento ficar impune, alguns outros países membros do Tratado de 1968, talvez, também não resistirão à tentação de seguir o exemplo da Coreia do Norte.
Segundo, porque existe uma alta probabilidade de o governo norte-coreano procurar vender as tecnologias e equipamentos nucleares a todos quantos estejam dispostos a pagá-lo bem. No passado, a Coreia do Norte adquiriu uma reputação duvidosa devido à propensão de vender tudo o que puder, por exemplo, as drogas. É difícil de acreditar, portanto, que os líderes norte-coreanos não vão vender tecnologias nucleares e missilísticas.
Terceiro, porque não se pode excluir a probabilidade de graves acidentes no processo de produção e armazenamento de armas nucleares. Existe inclusive um risco de lançamento não autorizado de mísseis em consequência de falhas do equipamento ou mal-entendidos. Durante a guerra fria, em várias ocasiões houve situações em que os EUA e a URSS ficaram à beira de um conflito nuclear por causa de problemas meramente técnicos. Porém, o equipamento norte-coreano é substancialmente menos fiável, o que aumenta muito mais o perigo de uma guerra devido a falhas tecnológicas.
Quarto, porque há uma probabilidade – embora pequena, mas real – de o programa nuclear da Coreia do Norte instigar uma corrida armamentista nuclear no Leste Asiático, e o Japão, a Coreia do Sul e Taiwan se convertirem também em potências nucleares.
Em resumo, as realizações norte-coreanas no domínio de mísseis e armas nucleares fizeram com que nosso mundo se tornasse mais perigoso. Contudo, não vale a pena cair no outro extremo, exagerando excessivamente a ameaça que acarretam estes sucessos.

fonte;http://portuguese.ruvr.ru/2013_03_03/Quao-perigoso-o-programa-nuclear-norte-coreano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...