domingo, 10 de março de 2013

Primeira votação de cardeais deve ser no fim da tarde de terça


Primeira votação de cardeais deve ser no fim da tarde de terça

Missa 'pro eligendo pontífice' será às 10h de terça-feira (12).
Nos dias seguintes, haverá votações de manhã e a tarde.
A primeira votação dos cardeais durante o conclave que irá eleger o novo Papa deve ser realizada no fim da tarde de terça-feira (12), a partir das 17h (hora local, 13h no horário de Brasília), anunciou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, neste sábado (9). A missa “pro eligendo pontifice”, que precede o inicio das votações, será celebra às 10h (6h no horário de Brasília).

Os cardeais irão se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão durante todo o período de votação, na manha de terça-feira (12). A ida dos cardeais acontecerá a partir das 7h (3h no horário de Brasília). Mais tarde, às 10h (6h no horário de Brasília), acontece a missa “pro eligendo pontifice”, que precede o início das votações.
No primeiro dia de conclave, está prevista apenas uma votação. Segundo o Vaticano, os cardeais devem seguir às 15h45 (11h45 no horário de Brasília) para o palácio apostólico. Depois, às 16h30 (12h30 no horário de Brasília), seguirão em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina. Às 16h45 (12h45 no horário de Brasília), já na Capela Sistina, será feito o juramento, seguido do fechamento da capela e saída das pessoas que não participarão do conclave. Em seguida, começam as votações.

O cronograma prevê que os cardeais concluam os trabalhos às 19h15 (15h15 no horário de Brasília), retornando para a Casa Santa Marta às 19h30 (13h no horário de Brasília). Às 20h (16h no horário de Brasília), será servido o jantar.

No dia seguinte, o café da manha será servido entre 6h30 e 7h30 (2h30 e 3h30 no horário de Brasília). Às 7h45 (3h no horário de Brasília), os cardeais irão para o palácio apostólico, onde das 8h15 as 9h15 (4h15 e 5h15 no horário de Brasília) será celebrada a Santa Missa na Capela Paulina.

Às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), os cardeais seguem para a Capela Sistina e começa o primeiro escrutínio, como são chamadas as votações. Às 12h30 (8h30 no horário de Brasília) está prevista a volta para a Casa Santa Marta, com o almoço às 13h (9h no horário de Brasília).

Durante a tarde, às 16h (12h no horário de Brasília), eles voltam novamente para a Capela Sistina para as votações da tarde. Os trabalhos devem seguir até 19h15 (15h15 no horário de Brasília), como no primeiro dia.

Segundo o Vaticano, serão feitas duas votações pela manhã e duas à tarde, até um dos candidatos conseguir mais de dois terços dos votos. As cédulas serão queimadas apenas uma vez por período, e espera-se que a fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina às 12h e às 19h (8h e 15h no horário de Brasília).
Caso as votações se prolonguem, e não se resolvam nos primeiros quatro dias, estão previstos intervalos para reflexão e oração dos cardeais. Segundo o Vaticano, podem ocorrer até 34 votações, compreendendo 11 dias. Se ninguém conseguir dois terços dos votos, os cardeais passam a poder votar apenas nos dois mais votados anteriormente – e esses dois deixam de poder votar.
Questionado sobre a possível duração do conclave, Padre Lombardi respondeu que não há como fazer previsões, mas disse que um conclave longo normalmente indica que há uma grande divisão entre os votantes, e que não há nenhum indício disso agora.
Congregações
As decisões foram tomadas na congregação realizada neste sábado, a nona reunião de cardeais antes do conclave. Também foi feito o sorteio dos quartos nos quais os cardeais ficarão na Casa Santa Marta enquanto durar o conclave.
Também neste sábado, foi criada uma comissão de pessoas que trabalham no Vaticano para garantir que ninguém externo tenha acesso a área onde ocorrerá o conclave e a hospedagem dos cardeais. A operação para verificar e garantir essa segurança e segredo será realizada entre segunda e terça-feira.
Na congregação desta manhã, 17 cardeais pediram a palavra – 133 intervenções já foram feitas desde o inicio das reuniões, com alguns dos cardeais falando mais de uma vez. Espera-se que na segunda, quando será feita a ultima congregação, o número de intervenções alcance 150. Entre os temas falados estão a situação da Igreja no mundo, o perfil do futuro Papa e outros assuntos relacionados a Igreja.

Ficou decidido que não haverá congregações no domingo, mas eles se reunirão novamente na segunda-feira (11) pela manhã. Na tarde de segunda, será feito o juramento das pessoas que irão participar do conclave como forma de apoio aos cardeais.

Depois de 5 dias de encontros preparatórios para a eleição do novo pontífice, nesta sexta-feira (8) o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, anunciou que o conclave começará na terça-feira (12).

A decisão foi tomada na oitava congregação geral, da qual participaram 145 cardeais – incluindo os 115 eleitores. Logo no começo foi feita a votação pela data do conclave. Na primeira votação, a grande maioria optou pelo dia 12, que foi a primeira proposta feita.

Diferentemente do conclave, de que só participam os 115 cardeais eleitores, as congregações reúnem também aqueles que têm mais de 80 anos e que, portanto, não têm direito a voto.

Também na congregação da tarde de sexta, 15 cardeais pediram a palavra e fizeram intervenções. Dois cardeais com mais de 80 anos participaram pela primeira fez e fizeram seu juramento.

Neste sábado, antes da nona congregação, o cardeal francês Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux, disse à imprensa que o novo papa "deve ser um pastor" e que o perfil do eleito deverá "emergir nos próximos dias".


Funcionários do Corpo de Bombeiros trabalham na
instalação de uma chaminé no teto da Capela
Sistina, no Vaticano, neste sábado (9)
(Foto: Max Rossi/Reuters)
Fumaça e sigilo
O meio pelo qual o mundo ficará sabendo da escolha do sucessor de Bento XVI – a chaminé que eliminará a fumaça branca, confirmação da eleição de um papa – foi instalado neste sábado no telhado da Capela Sistina. Bombeiros com equipamentos de segurança fizeram o trabalho.

Durante o período das votações, os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões.


Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.
A capela está fechada para a visitação turística desde a última terça-feira (5) e recebe os preparativos para a eleição. Decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento, como Michelangelo e Rafael, ela fica dentro da ala de museus do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.
O trabalho principal de modificação para o evento é elevar o piso da capela. Sobre ele, são colocadas as mesas e cadeiras para acomodar os cardeais. Também são instalados os fornos (também chamados estufas) e a chaminé para o anúncio da escolha do novo Papa, com a tradição da "fumaça branca".

Anel do pescador de Papa Bento XVI (Foto: Reuters
Anel
Segundo o padre Lombardi, o anel do pescador, que existe em duas formas – o anel propriamente dito que é usado pelo Papa, e uma reprodução, que fica guardada, e pode ser usada como carimbo – já foram anulados. Os timbres a seco usados em documentos pontifícios também foram anulados.
O novo anel do pescador, para o novo Papa, será idêntico, e muda somente o nome do papa, que será escrito no entorno da imagem que fica no centro dele. Isso só poderá ser feito após a eleição e a escolha do nome pelo novo Papa.


Juliana CardilliDo G1, no Vaticano
fonte;http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/03/primeira-votacao-de-cardeais-deve-ser-no-fim-da-tarde-de-terca.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...