quarta-feira, 13 de março de 2013

Engenheiros russos aprenderam a produzir gasolina a partir de lixo


Engenheiros russos aprenderam a produzir gasolina a partir de lixo

 RIA Novosti
Engenheiros russos da cidade de Tomsk, na Sibéria, construíram uma instalação que transforma lixo ordinário em gasolina. A instalação funciona à base de quaisquer resíduos com teor de carbono – pontas de cigarros, cinzas, papel usado, serradura, etc.
Aperta-se um botão e a porção de lixo desaparece no interior da instalação, onde os resíduos se trituram e entram num reator especial, que sintetiza gasolina a partir de combinações obtidas de carbono e hidrogênio.
A instalação pode produzir até 200 litros de combustível por hora. Não se trata obrigatoriamente de gasolina, tudo depende da nossa vontade, diz o projetista-chefe do Gabinete Experimental, Serguei Zotov:
“Podemos alterar os parâmetros e começar a produzir combustível mais pesado, por exemplo, óleo Diesel ou querosena de aviação. Se for preciso receber outros produtos, por exemplo, álcool ou acetona, bastará simplesmente reajustar a máquina”.
O preço de custo do combustível produzido é fantástico – 0,001 euros por litro. A instalação precisa de energia elétrica só para o arranque. A seguir, a máquina alimenta-se a si mesma, tendo um bloco de produção de energia. Se a máquina for instalada numa casa residencial, será possível criar um ciclo fechado de transformação de todos os resíduos em calor e eletricidade, continua Serguei Zotov:
“Tal máquina pode ser instalada no porão de uma casa residencial, onde ela irá reciclar facilmente os resíduos domésticos. O calor emitido em resultado das reações de oxidação pode ser utilizado para o aquecimento da casa”.
Os cientistas começaram a desenvolver esta tecnologia ainda no início dos anos 80 para o caso de uma guerra nuclear, se fosse impossível extrair e refinar petróleo. Engenheiros de Tomsk decidiram que tal tecnologia pode ser útil também hoje, nos tempos de paz. Em resultado de alguns anos de trabalho, foi desenvolvida a instalação AIST (abreviação de Fonte Alternativa de Combustível Sintetizado, em russo).
Os peritos ficaram chocados quando verificaram o teor de octanas do combustível produzido na AIST. A gasolina corresponde ao padrão Euro-5, podendo ser utilizada em bólides esportivos.
Os participantes do projeto inovador testaram o produto em seus próprios veículos e, passado um tempo, até começaram a esquecer onde se encontram os postos de gasolina. Utilizam o apenas o combustível produzido pela instalação experimental.
Os autores prometem apresentar dentro de um ano uma instalação industrial. Está previsto desenvolver várias versões – para grandes empresas, estruturas residenciais e mini-instalações móveis.

fonte;http://portuguese.ruvr.ru/2013_03_13/engenheiros-russos-aprenderam-a-produzir-gasolina-de-qualidade-a-partir-de-lixo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...