segunda-feira, 11 de março de 2013

Coreia do Sul e EUA iniciam exercício militar; norte-coreanos cortam comunicação


Coreia do Sul e EUA iniciam exercício militar; norte-coreanos cortam comunicação

Soldado sul-coreano senta em tanque durante exercício militar conjunto entre tropas de seu país e dos Estados Unidos em Paju, nas proximidades da fronteira com a Coreia do Norte  
Foto: AP

A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram o exercício militar anual "Key Resolve", apesar das ameaças da Coreia do Norte, que prometeu começar uma "guerra sem quartel" e anunciou que anularia o armistício da Guerra da Coreia (1950-1953). Os norte-coreanos teriam, inclusive, desligado a linha direta de emergência que mantinham com os vizinhos do sul. “Tentamos fazer ligações e não obtivemos respostas”, afirmou um oficial do governo sul coreano, segundo a agência Reuters, lembrando que os testes da linha são feitos diariamente.

Este exercício, que coincide com o "Foal Eagle" iniciado no último dia 1º pelos aliados, mobiliza cerca de 10 mil soldados sul-coreanos e 3,5 mil americanos, que vão fazer uma manobra durante 10 dias em diferentes cenários de combate na península através de simulações, informou à Agência EFE um porta-voz da Defesa de Seul.

O "Key Resolve", liderado pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), também servirá, segundo Seul e Washington, para assentar as bases para que a Coreia do Sul retome o comando operacional do exército em 2015, atualmente nas mãos dos EUA.

As forças de defesa da Coreia do Sul "elevaram seu alerta e vigiam de perto a Coreia do Norte" pelo temor de alguma "provocação", garantiu o porta-voz do Ministério sul-coreano.
Este ano as manobras estiveram envolvidas em um clima de tensão, após a Coreia do Norte ter ameaçado com o início de uma "guerra sem quartel", como resposta ao exercício dos aliados, que considera um ensaio da invasão de seu país.

Em um editorial do jornal oficial do regime "Rodong Sinmun", Pyongyang afirmou que seus soldados "aguardam a ordem final para atacar", suas armas nucleares estão "prontas para o combate" e o país é capaz de transformar os EUA e a Coreia do Sul "em um mar de fogo".

Tais expressões, que representam uma versão mais dura da habitual retórica norte-coreana, seguem o mesmo tom da ameaça formulada na sexta-feira passada pelo Estado comunista, que prometeu romper com o cessar-fogo de seis décadas com Seul precisamente nesta segunda, o dia do início do exercício "Key Resolve".

A afirmação da Coreia do Norte aconteceu um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado por unanimidade na quinta-feira a resolução 2094, que amplia as sanções ao regime de Kim Jong-un por conta do teste nuclear do dia 12 de fevereiro, o terceiro do país após 2006 e 2009.

Os EUA mantêm 28,5 mil efetivos na Coreia do Sul para defender seu aliado diante de um hipotético ataque da Coreia do Norte, já que os dois países permanecem tecnicamente em guerra, pois a Guerra da Coreia terminou com um armistício que até hoje não foi substituído por um acordo de paz definitivo.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreia-do-sul-e-eua-iniciam-exercicio-militar-norte-coreanos-cortam-comunicacao,c50f07f71255d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...