domingo, 9 de fevereiro de 2014

Na China nascem macacos Genéticamente Modificados, os seres humanos poderiam ser os próximos

Na China nascem macacos Genéticamente Modificados, os seres humanos poderiam ser os próximos



Pesquisadores apoiados pelo governo chinês converteram dois embriões filhotes de macaco em crias mutantes. Trata-se dos primeiros macacos transgénicos, e poderiam ajudar a curar doenças congénitas humanas.

Ele é a primeira vez que foi capaz de modificar um gene de primatas usando a tecnologia CRISPR , o qual já tem sido utilizada em ratinhos, ratos e peixe-zebra. A realização recente de cientistas chineses significa que podem usar a tecnologia para programar macacos CRISPR e ter sequências genéticas de doenças humanas.

Os resultados de seu estudo são publicados na revista Cell .

Posto que os macacos têm muito mais em comum com os seres humanos geneticamente do que os ratos (a atual 'cobaia'), os cientistas apontam que o sucesso destas experiências ajudam a entender melhor como eles podem tratar estas doenças.

O mal funcionamento do ADN causa muitas doenças. Ao corrigir esses erros, um dos passos foi a "modificação" de genes de macacos, os médicos estão mais perto para curar as doenças congénitas nos bebés humanos que ainda não nasceram. A variedade dessas doenças é muito ampla: de hemofilia a doença de Huntington, o cromossoma extra que provoca a síndrome de Down, e, possivelmente, até mesmo os genes que causam o autismo ou a depressão.

O método

Para gerar camundongos transgénicos geralmente requer aplicar 'microinjeção' de ADN numa média de 40 ovos fertilizados (zigotos).

Se for necessário para obter o animal grande transgénico (tal como um porco, vaca ou macaco), esta figura cresce proporcionalmente ao peso do animal. A esta dificuldade é aumentada pelo período de reprodução lenta dessas espécies.

É por isso que os roedores, cujo ciclo reprodutivo é muito curto, ainda mantém a posição de liderança como organismos modelo, principalmente no estudo de doenças humanas.

Infelizmente, temos de admitir que os resultados destas experiências nem sempre podem ser extrapolar-se para os humanos.

A esperança de mudança nesta situação graças ao surgimento de novos padrões de estudo científico apareceu em 2013 , quando um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts propõe uma forma inovadora de genes modificadores, chamado método CRISPR/Cas9.

Sua principal vantagem é a utilização de dois fragmentos de "ARN ajustáveis" que regem a enzima RNA Cas9. Seu objetivo é quebrar as duas fitas de ADN na posição exata da mutação que é necessária.

A julgar pelo trabalho dos cientistas chineses, este método fornece controle e precisão no processo de modificar a informação genética. Este é o método usado pela equipe chinesa de cientistas do Centro para o Estudo de Modelos Animais da Universidade de Nanjing .

Tradução Google
Fonte: Rússia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...