sábado, 1 de fevereiro de 2014

ASTEROIDES PRÓXIMOS

ASTEROIDES PRÓXIMOS

 Atualizado em 1/02/2014 

No próximo dia 3 o asteroide 2014 BW32 passará a apenas 729 mil km da Terra. O objeto se desloca a 7 km/s e tem cerca de 23 metros de comprimento.

2014 BW32 tem cerca de 
19 mil toneladas e um volume estimado em 6371 metros cúbicos. Se atingisse a Terra o asteroide liberaria energia equivalente a explosão de 112 kilotons de TNT ou 6 bombas simliares à de Hiroshima. 

 imagefonte;[LiveScience]http://hypescience.com/asteroide-pode-atingir-a-terra-em-2182/

Monitoramento
A tabela abaixo mostra a data de aproximação para diversos asteroides monitorados pelo Programa NEO de Objetos Próximos à Terra, da Nasa. A coluna LD significa Distância Lunar e equivale a distância entre a Terra e Lua, igual a 384.400 km. A magnitude absoluta informada é aquela no momento da maior aproximação.

 LEGENDA DE APROXIMAÇÃO:
Asteroide a mais de 2 LD
Asteroide a menos de 2 LD
 Asteroide a menos de 1 LD
Asteroide a menos de 64 mil km

Os Asteroides
Asteroides são rochas irregulares cuja maioria orbita uma região do espaço entre Marte e Júpiter, conhecida como "Cinturão de asteroides". Elas existem aos milhares e por serem muito pequenas, não são considerados planetas.

É extremamente difícil estimar o risco real que os asteroides representam para nosso planeta. Diariamente, um grande número de desses objetos são observados e têm suas órbitas recalculadas, mas até mesmo os pesquisadores se surpreendem com alguns asteroides que se aproximam do nosso planeta sem que tenham sido observado anteriormente.

O mais perigoso
Recentemente, os pesquisadores descobriram outro asteroide, batizado de 1950 DA, visto na imagem ao lado. Ao que tudo indica, até agora esse é o objeto que maiores chances tem de impactar diretamente com a Terra.
Segundo dados do JPL, as chances de colisão são da ordem de 1 em 300 e deverá acontecer no ano de 2880. Esse objeto, um esferóide assimétrico, tem um diâmetro de 1.1 km e gira ao rodor do próprio eixo em 2.1 horas, o mais rápido movimento rotacional observado em um asteroide desse tamanho.

Asteroide Apophis
Devido ao seu grande tamanho e por sua órbita cruzar o caminho da Terra, Apophis é um dos mais vigiados asteroides do espaço. O objeto deve atingir a máxima aproximação no ano de 2036 e de acordo com um estudo elaborado em 2009, as chances de impacto são de 1 em 250 mil.
Antes de 2036, Apophis deverá se aproximar bastante da Terra em abril de 2029. Cálculos anteriores mostravam que o asteroide tinha cerca de 3% de chances de atingir a Terra nesta data, mas à medida que os modelos orbitais foram refinados essa possibilidade foi praticamente descartada, mesmo assim o asteroide deverá passar a apenas 29 mil quilômetros de distância da Terra, uma distância menor que a dos satélites geoestacionários.

Atenção: Leia atualização de jan/2013
Cientistas descartam impacto do asteroide Apophis em 2036 - Leia o artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...