terça-feira, 21 de maio de 2013

Afetados por tornado em Oklahoma descrevem cenário devastador


Afetados por tornado em Oklahoma descrevem cenário devastador

Professores carregam crianças para longe do colégio primário Briarwood, depois que um tornado destruiu a escola, no sul de OklahomaFoto: The Oklahoman/Paul Hellstern / AP
Afetados e testemunhas do gigantesco tornado que afetou nesta segunda-feira a área sul de Oklahoma City, em Oklahoma, relataram momentos de pânico e cenário devastador às emissoras locais.
Até o momento, segundo o último balanço divulgado, o tornado de mais três quilômetros, causou 51 vítimas, entre elas várias crianças, e deixou mais de 100 feridos. "Eu perdi tudo", afirmou um homem à emissora NBC ao mostrar as ruínas de sua fazenda.
O distrito de Moore, situado nos subúrbios de Oklahoma City e um dos mais afetados pelo tornado, "parece um campo de escombros", afirmou seu prefeito, Glenn Lewis.
Pais e mães desesperados e entre lágrimas ainda caminhavam a procura de seus filhos, já que o tornado danificou seriamente duas escolas.
A escola primária Briarwood de Moore recebeu o impacto direto do tornado, segundo as autoridades, e Brady, um dos alunos presentes no local, relatou à emissora local KOCO que ele e seus amigos buscaram refugio em um vestiário.
Na outra escola primária, a Praza Towers, pelo menos a sete crianças foram encontradas mortas, de acordo com a CNN.
Uma residente de Moore, Melissa Newton, afirmou à emissora ABC que uma chuva de granizo antecedeu a chegada do tornado, sendo que os mesmos "eram do tamanho de bolas de golfe".
"Era como o filme Twister (...) Havia cavalos e coisas voando por todas partes", declarou Lando Hite à emissora local "KFOR", filiada a CNN.
Um homem de 72 anos afirmou à CNN que perdeu sua casa, mas que se sentia feliz por ter sua esposa viva.

20 de maio - Moradores ajudam a limpar área devastada pelo tornado em Shawnee, no Oklahoma, Estado da região central dos Estados Unidos
Foto: AFP
20 de maio - Carros ficaram danificados, prédios destruídos e dezenas de pessoas mortas após a passagem do tornado nesta segunda-feira, em Moore, próximo à cidade de Oklahoma
Foto: Richard Rowe / Reuters
20 de maio - Carros ficaram danificados, prédios destruídos e dezenas de pessoas mortas após a passagem do tornado nesta segunda-feira, em Moore, próximo à cidade de Oklahoma
Foto: Richard Rowe / Reuters



"Estamos fazendo tudo o que podemos para encontrar os que estão feridos e os desaparecidos", declarou a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, em uma chamada à imprensa.
O tornado afetou os subúrbios de Oklahoma City e destruiu casas durante um percurso de aproximadamente 12 quilômetros entre os distritos (núcleos) de Newcastle a Moore.
O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) assinalou , em suas primeiras estimativas, que o tornado atingiu a categoria EF4, a segunda máxima, com ventos de até 320 km/h.

 FONTES;
EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.
http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/afetados-por-tornado-em-oklahoma-descrevem-cenario-devastador,3d2caa33a92ce310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...