quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Arqueólogos usam drones para monitorar sítios no Peru

Arqueólogos usam drones para monitorar sítios no Peru

EPA
Arqueólogos estão usando drones para acelerar o trabalho de mapeamento de sítios no Peru. Os equipamentos têm ajudado os pesquisadores a produzir mapas tridimensionais dos locais em semanas, em vez de meses ou anos como costumava ser.
Outro objetivo é vigiar os sítios para monitorar ameaças, que podem vir de mineiros, posseiros ou até de indústrias. "Vemos os equipamentos como uma ferramenta vital para a conservação dos locais", disse Ana Maria Hoyle, arqueóloga do Ministério da Cultura.
"Com essa tecnologia, eu sou capaz de fazer em poucos dias o que levava anos", disse Luis Jaime Castillo, arqueólogo peruano da Universidade Católica de Lima. Castillo começou a usar um drone há dois anos para explorar o sítio de San José de Moro, no noroeste do Peru.
O país é conhecido pelas ruínas de Machu Picchu, mas tem mais 13 mil sítios, segundo estimativa do governo. Apenas 2.500 deles foram demarcados até agora.
"E quando um sítio não está devidamente demarcado, pode ser ocupado ilegalmente, destruído, eliminado do mapa", disse Blanca Alva, funcionária do órgão do governo responsável pela supervisão dos locais.


fontes
-- Folha de São Paulo
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_08_28/arqueologos-usam-drones-para-monitorar-sitios-no-peru-6380/?from=menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...