domingo, 20 de janeiro de 2013

Asteroide 'pode colidir com a Terra em 2014' , alertam cientistas

Asteroide 'pode colidir com a Terra em 2014' , alertam cientistas

http://irmavania.blogspot.com.br/2011/05/asteroide-pode-colidir-com-terra-em.html

Asteroide 'pode colidir com a Terra em 2014' 

BBC

A agência britânica responsável pelo monitoramento de asteroides potencialmente perigosos para a Terra revelou que existe a possibilidade de que um deles colida com o planeta em 2014.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Objetos próximos à Terra, astrônomos dos Estados Unidos descobriram um grande asteroide que estaria se aproximando rapidamente.

Os astrônomos já sabem até a data do possível impacto do asteroide com a Terra: 21 de março de 2014.

O asteróide denominado 2003 QQ47 é dez vezes menor que o meteoro que, acredita-se, levou à morte dos dinossauros há 65 milhões de anos.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Objetos próximos à Terra, a agência britânica responsável pelo monitoramento de asteróides potencialmente perigosos para o nosso planeta, a possibilidade de colisão é relativamente pequena - de 1 para 909 mil -, mas existe. Conforme o site da BBC Brasil, o asteróide se aproxima da Terra a uma velocidade de cerca de 32 quilômetros por segundo e teria capacidade para devastar um continente inteiro.

A órbita do corpo celeste foi calculada com base em 51 observações feitas desde sua descoberta, pelos cientistas do Lincoln Near Earth Asteroid Research Program (LINEAR) de Socorro (Novo México). Embora classificado como um "objeto que merece acompanhamento cuidadoso", os especialistas acham que a possibilidade de um choque do asteróide com a Terra diminuirá à medida em que as observações se multiplicarem e os cálculos se tornarem mais precisos. "Existem incertezas sobre sua trajetória", explicou o dr. Alan Fitzsimmons, do Centro de Informação britânico sobre Objetos Próximos da Terra (Near Earth Object, NEO). "O Centro continuará verificando os resultados das observações e analisando a evolução do asteróide", afirmou, mais cauteloso, Kevin Yates, um dos responsáveis pelo NEO.

Fontes:BBC,

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/09/262398.shtml
http://irmavania.blogspot.com.br/2011/05/asteroide-pode-colidir-com-terra-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...