terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Um novo estudo deita combustível ao super vulcão: pode entrar em erupção sob pressão

Um novo estudo deita combustível ao super vulcão: pode entrar em erupção sob pressão


AFP / CLAUDIO SANTANA imagem / ilustrativa (vulcão Puyehue, Chile)
A pressão gerada por diferenças de densidade na crosta debaixo de um super vulcão poderia provocar uma grande erupção. A probabilidade de que esse fenómeno ocorra é maior do que se pensava anteriormente.

Antes os cientistas acreditavam que muitas erupções de super vulcões era necessário registar-se terramotos para quebrar a crosta da Terra, para que o magma poder sair.

No entanto, um estudo recente realizado por uma equipe de cientistas da Suíça, França e Reino Unido sobre a rocha fundida no interior de um super vulcão adormecido sob Parque Nacional de Yellowstone , nos Estados Unidos, revelou que o magma pode surgir como resultado de sob pressão.

"O efeito é comparável à flutuabilidade de um balão cheio de ar sob a água é impulsionado para cima", diz parte do estudo publicado na revista Nature Geoscience ".

Felizmente, a análise garante que, neste momento, nenhum dos super vulcões conhecidos entrar em erupção num futuro próximo. O grupo de cientistas analisou o magma da caldeira de Yellowstone (uma caverna subterrânea de 55 quilómetros de largura que contém entre 200 e 600 quilómetros cúbicos de rocha fundida) e descobriu que a sua densidade diminui significativamente a altas temperaturas e altas pressões no subsolo.

As variações da densidade entre o magma e a rocha circundante torna o super vulcão faz com que a lava dentro da cratera possa gerar grandes forças suficientes para quebrar a crosta, permitindo a rocha fundida e as cinzas emergir na superfície. A prevenção dum super vulcão erupção não é possível, mas os cientistas estão tentando desenvolver métodos para controlar a pressão do magma subterrâneo.

Não são vulcões grandes

Super vulcões não são exatamente 'vulcões volumosos ", mas sim uma grande acumulação de magma subterrâneo, cuja a erupção representaria a segunda maior catástrofe a nível planetário após o impacto de um asteróide.

No passado foram responsáveis ​​por extinções em massa, e o resfriamento global a longo prazo, já que as cinzas ejetadas permanecem no ar impedem a passagem da luz solar.

A última erupção dessa magnitude ocorrer à 74000 anos no local hoje conhecido como Sumatra (Indonésia).


As cinzas bloquearam o sol por seis a oito anos, o que resultou num período de arrefecimento em todo o mundo, que durou cerca de mil anos. Os cientistas prevêem uma erupção de um super vulcão causaria temperaturas globais diminuiriam cerca de 10 graus Celsius por cerca de uma década, e alterava significativamente a vida na Terra.

Tradução Google
Fonte: Rússia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...