sábado, 25 de janeiro de 2014

Descobrem um dos mais poderosos buracos negros já conhecido

Descobrem um dos mais poderosos buracos negros já conhecido


NASA

Uma série de imagens de raios-X captadas pelo observatório Chandra da NASA revelou a presença de um poderoso buraco negro supermassivo no aglomerado de galáxias RX J1532. Foi detectado pelas estruturas massivas de gás quente expelidas.

A grande quantidade de gás quente perto do centro do aglomerado apresenta um quebra-cabeça, disse a Nasa num comunicado . O gás quente visível nos raios X deve ser arrefecida e o centro do conjunto, este processo deve ser desenvolvido mais rapidamente, criando as condições para os jovens estrelas formadas.

Isto acontece em milhares de outras nuvens conhecidas. Mas no cluster RX J1532 não são observadas. Enquanto isso uma elevada concentração de gás é gravado perto do centro da própria galáxias.

Os astrofísicos catalogaram o seu resfriamento nesta área como "dramática". Menos do que uma dúzia de conjuntos conhecidos são caracterizados por uma distribuição semelhante de gás em todos os casos, e algumas outras faixas evidenciam a presença de um buraco negro no centro.

A NASA qualifica o aglomerado RX J1532 como um dos "mais extremos". E isso é, na constelação de Phoenix, que foi localizado a maior "fábrica" ​​de estrelas do universo.

Os vestígios deixados pelo buraco negro nesta nuvem que acabamos de descrever, também são muito visíveis. Duas grandes cavidades de gás quente em ambos os lados da galáxia central.

Eles vêem-se perfeitamente em raios-X e um colocado simetricamente em ambos os lados do centro da galáxia, como o norte e o sul. O que está faltando nesta foto é um ponto focal visível com a sua gravidade penetra o gás quente de distância e formando cavidades.

Este objeto é um buraco negro super massivo, diz o relatório dos cientistas.

Uma cavidade mais distante também é vista, mas não alinhados eixo norte-sul, exige explicação especial. Sua posição pode ser devido à expulsão do mesmo buraco, mas muito mais velho do que a nuvem visível.

Uma das possíveis explicações para o deslocamento da massa, dizem os pesquisadores, é que a nuvem de gás teria movido observando suas próprias leis. A outra é que o buraco negro teria eixo alterado, cambaleando como um pião.

Tradução Google
Fonte: Rússia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...