segunda-feira, 1 de abril de 2013

O alcance dos mísseis da Coreia do Norte


O alcance dos mísseis da Coreia do Norte

Gráfico: o quão longe pode chegar os  mísseis da Coréia do Norte ?
Apesar dos testes de  mísseis da Coréia do Norte altamente divulgados , pouco se sabe sobre o tamanho real e capacidades de seu arsenal.


É sabido que o  regime tem um número significativo de mísseis de curto e médio alcance tais como o Nodong, uma variante do míssil Scud.
Com um alcance de cerca de 1.000 km, o Nodong poderia, em teoria  atacar a Coréia do Sul e Japão. No entanto, a sua pouca precisão torna uma arma ineficaz  em campo de batalha e é improvável  que a Coreia do Norte seria capaz de identificar bases militares dos EUA na região, embora pudesse causar graves baixas civis.
O meio-alcance dos mísseis Musudan é de grande preocupação para o Japão como a sua capacidade de 4.000 km pode permitir que o regime norte-coreano venha a  atacar qualquer lugar do território japonês. Estimativas do tamanho do arsenal da Coréia do Norte  de Musudan varia muito, com números que vão de apenas uma dúzia a mais de 200.
  O Taepodong 1 foi um dos  mísseis da Coréia do Norte de multi-primeira etapa, um significativo desenvolvimento tecnológico, onde a arma depende de propulsores diferentes em momentos diferentes. No entanto, revelou-se um baixo desempenho, com alcance limitado e precisão confiável.


Um foguete Taepodong 2 está sendo lançado em 5 de abril de 2009 (Reuters)
 
No entanto, seu irmão mais velho, o Taepodong 2, é levado muito mais a sério pelas autoridades de defesa dos EUA.  O míssil de 40m acredita-se que têm um alcance de 6.000 km, o que significa que, em teoria, poderia atingir o  Alasca. Em dezembro de 2012, uma variante do Taepodong 2 lançou com sucesso um satélite para o espaço.
  Barry Pavel, ex-diretor sênior de política de defesa no Nacional da Casa Branca do Conselho de Segurança, descreveu o lançamento como "um marco".
"É a mesma tecnologia em geral como é necessário para míssil nuclear intercontinental, por isso é uma preocupação", disse ele.
Fonte: http://www.telegraph.co.uk/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...