terça-feira, 16 de abril de 2013

Cientistas da OMS vão à China reforçar estudos de gripe aviária


Cientistas da OMS vão à China reforçar estudos de gripe aviária

Milhares de animais já foram executados para conter vírus H7N9.
Setor da avicultura registra mais de R$ 3 bilhões de prejuízo.

Fazendeiro chinês sacrifica patos recém-nascidos no forno para evitar transmissão do vírus H7N9 (Foto: AFP/Stringer)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na noite desta segunda-feira (15) que vai enviar à China uma equipe de pesquisadores para reforças os estudos sobre o vírus H7N9 da gripe. O surto que começou no leste do país, nos arredores de Xangai, matou 14 pessoas e já houve um caso confirmado da doença na capital Pequim. As informações são da agência Reuters.
Ao que tudo indica, a origem do vírus está nas aves, e não há confirmação de que ela tenha sido transmitida entre humanos. Por isso, os animais serão acompanhados de perto pela equipe formada por especialistas dos EUA, do Reino Unido, da Austrália e da própria China.
“Mercados de aves têm sido o centro da atenção. Essa missão vai considerar esse como um alvo primário em sua pesquisa”, afirmou Glenn Thomas, um porta-voz da OMS.
Milhares de aves já foram sacrificadas desde o início do surto do novo vírus, em março. Somente na fazenda da foto acima, mais de 400 mil patos recém-nascidos foram mortos na tentativa de conter a doença.
O prejuízo do setor de avicultura já chegou a 10 bilhões de yuans (cerca de R$ 3,2 bilhões). Segundo a AFP, meios de comunicação oficiais do governo chinês já emitiram pedidos para que a população não pare de consumir carne de aves.
“Há mais de 100 milhões de fazendeiros criando frangos que precisarão de apoio”, afirmou à Reuters Liu Yonghao, presidente do Grupo Nova Esperança, que representa produtores do setor. Segundo informações da agência de notícias, a China tem a segunda maior produção de aves do mundo, atrás apenas dos EUA, e é o país que mais cresce no setor no mundo.

Patos são colocados em cestas antes de serem levados para o sacrifício na China (Foto: AFP/Stringer)

fonte;http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/cientistas-da-oms-vao-china-reforcar-estudos-de-gripe-aviaria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...