terça-feira, 2 de abril de 2013

Frio em Março na Europa fica entre os mais intensos desde que há registos

Frio em Março na Europa fica entre os mais intensos desde que há registos

Nevão na Polónia no fim-de-semana deixa 100 mil casas sem electricidade.


A Europa enfrentou um dos seus meses de Março mais frios de sempre, com temperaturas baixas a atrasarem a chegada da Primavera.
Num balanço provisório, a agência meteorológica alemã (DWD) diz que a temperatura média no país, até dia 28, foi de apenas 0,2 graus Celsius – 3,3 graus abaixo da média de 1961-1990 e 4,1 graus abaixo da média de 1981-2010.
Terá sido o sexto Março mais frio, desde que se iniciou, na década de 1880, a recolha sistemática de dados meteorológicos com instrumentos. Na região Nordeste do país, os meteorologistas estimam que foi o Março mais frio dos últimos 120 anos.
No Reino Unido, o balanço também vai no mesmo sentido: foi o quarto Março mais frio desde 1910 e o mais frio desde 1962, segundo a agência meteorológica britânica (Met Office).
Na Polónia, o mês encerrou com um forte nevão, causando estragos na rede nacional de energia e deixando mais de 100 mil casas sem electricidade nas regiões Centro e Nordeste do país.
“As árvores tombaram com o peso da neve e caíram sobre as linhas de electricidade, deitando-as abaixo em muitos sítios. Às 6h locais, cerca de 81 mil casas estavam sem energia eléctrica na zona de Varsóvia e 21 mil na região de Bialystok, no nordeste”, lê-se num comunicado emitido pela empresa distribuidora de energia eléctrica polaca, PGE, citado pela AFP.
Desde domingo que neva intensamente no país. A neve chegou aos 30 centímetros de altura e está a perturbar a circulação rodoviária em várias zonas.
Mais a Sul, na República Checa e na Eslováquia, a neve atingiu 40 centímetros de altura em 24 horas em algumas regiões, causando também complicações no trânsito.

Fonte: http://www.publico.pt/mundo/noticia/neve-deixa-mais-de-100-mil-casas-sem-electricidade-na-polonia-1589732#/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...