domingo, 10 de novembro de 2013

Satélite europeu GOCE pode cair no Brasil na noite para 11 de novembro

Satélite europeu GOCE pode cair no Brasil na noite para 11 de novembro

Foto: EPA

O satélite europeu GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), destinado a pesquisar o campo gravitacional da Terra, pode entrar nas camadas densas da atmosfera na noite para 11 de novembro, comunica o Comando Estratégico dos EUA.
De acordo com a previsão, o satélite entrará na atmosfera em 10 de novembro, às 23h02 GMT (às 03h02 na hora de Moscou). A exatidão desta previsão é bastante relativa podendo oscilar entre 16 horas para mais e 16 para menos. Se o satélite entrar na atmosfera na hora prevista, o ponto de sua entrada está localizado precisamente sobre o território do Brasil.

O satélite GOCE, pesando 1,1 toneladas, foi lançado em março de 2009 da base espacial russa de Plesetsk pelo foguete russo Rokot. Motores eletro-reativos lhe permitiam descer e subir em órbita, para assegurar maior exatidão nas medições, sem o deixar cair.
No dia 21 de outubro, porém, o satélite começou progressivamente a descer devido ao esgotamento da reserva de xenônio, necessário a sua propulsão. Característica única deste descida consiste no fato do computador de bordo e dos aparelhos, em vez de se desligar, terem continuado transmitindo para a Terra dados telemétricos em tempo real.
 
fonte;http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_11_10/Sat-lite-europeu-GOCE-pode-cair-no-Brasil-na-noite-para-11-de-novembro-7595/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...