segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fenômenos naturais estão ganhando força

Fenômenos naturais estão ganhando força

Na Europa, o verão foi marcado pela intensificação de calamidades naturais. Na sequência das cheias, oito pessoas morreram, mais oito estão desaparecidas.
As previsões meteorológicas estão longe de ser otimistas: os aguaceiros continuarão. Enquanto isso, nos EUA, estão ativos os furações. Desde o fim de maio, os tornados mataram mais de 50 pessoas. O alarme máximo no oeste do país não foi levantado até hoje.
As prolongadas chuvas na Europa causaram enchentes simultâneas em vários países, com uma particular incidência na República Tcheca, na Áustria e na RFA. Na República Tcheca, foi decretado o estado de emergência, tendo sido retiradas pessoas das zonas mais perigosas. Foram fechadas muitas escolas e, no centro de Praga, foi suspensa a circulação de trem de metrô. O Jardim Zoológico da cidade foi parcialmente evacuado. As águas do rio Vltava subiram acima do aterro de proteção e as equipes militares ajudam a construir novas fortificações.

O reforço dos militares será necessário ainda para as equipes de socorristas alemãs. A situação mais grave se criou na Baviera, Saxônia e outros Estados do sul. Foram suspensas a navegação nos rios Reno, Meno e Neckar e o tráfego ferroviário entre Munique e Salzburgo.

O nível de água continua subindo nos recursos aquáticos da Polônia e Suíça, podendo atingir o máximo nos rios e lagos em 4 de junho. As precipitações intensas deverão parar já na terça-feira, podendo o tempo começar a normalizar-se, afirma Natalia Ponkratenko, do Departamento de Análise Global e Previsões Meteorológicas da Rússia.
“Agora, na Grã-Bretanha se formou um anticiclone favorável que avançará em direção da Europa, afastando as chuvas para o leste. Amanhã, as precipitações irão cair na Polônia e na Bielorrússia. Depois, na Europa se estabelecerá um bom tempo ”.
Quanto ao tempo nos EUA, aí os prognósticos são menos otimistas. Os tornados prosseguem muito ativos nos Estados ocidentais, afetando, sobretudo, o estado de Oklahoma onde, em 22 de maio, pereceram mais de 20 pessoas e, ainda por cima, em 1 de junho, o furacão matou 15 moradores locais, segundo as informações preliminares.

O maior problema consiste na impossibilidade de retirar as pessoas das zonas em perigo. O tornado costuma formar-se em condições idênticas às de tempestades normais. Por isso, podem-se fazer previsões sobre os seus efeitos, no máximo, três horas antes do início da calamidade, adianta os detalhes Elena Vlasyuk, perita do centro meteorológico Phobos.
“Imagine esperar-se a passagem do ar frio. Durante o dia e no período de verão, esta frente atmosférica está sendo acompanhada por uma série inteira de outros fenômenos desfavoráveis – aguaceiros, trovoadas, granizo e fortes rajadas do vento. Pode constatar certa intensidade de chuvas e formação de torvelinhos. Isto se falarmos do território, digamos, de um estado norte-americano. No entanto, as previsões sobre eventual formação de tornados em uma cidade concreta podem ser feitas num período de antecedência relativamente curto.
Mantém-se a ameaça de formação de novos furacões no leste dos EUA. Os habitantes locais foram avisados, cabendo-lhes não se afastar longe de abrigos e refúgios.


Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/2013_06_03/Elementos-naturais-estao-ganhando-forca-7741/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...