terça-feira, 9 de julho de 2013

Curiosity registra rastros deixados durante trajeto em Marte

Curiosity registra rastros deixados durante trajeto em Marte


9 de julho - O robô Curiosity registrou os próprios rastros deixados durante seu trajeto no solo de Marte. As marcas anteriores (direita) correspondem à passagem pelo Curiosity há sete meses pela área de Glenelg, próximo ao local onde houve o pouso. O nome da região é um palíndromo (palavra que mantém o mesmo nome quando lida de trás para frente): algo considerado adequado quando o local foi batizado, já que o robô passaria por ali na ida e na volta
Foto: Nasa / AFP

Imagem feita por uma das câmeras do robô americano Curiosity mostra os rastros deixados pelo equipamento no solo marciano. Segundo a Nasa, o registro foi feito quando o robô saía do último ponto analisado na área de Glenelg.
Os rastros com marcação mais fraca, à direita, foram deixados pela Curiosity em outro trajeto pela área, há sete meses. O trajeto da sonda até o monte Shaler, seu último destino, ainda levará muitos meses.
O principal objetivo do Curiosity em Marte, no entanto, já foi cumprido. Em março a Nasa anunciou que análises minerais do interior de uma rocha demonstraram que o planeta pode ter abrigado vida microbiana no passado.
O Curiosity, que tem seis rodas, é o robô mais sofisticado enviado até agora a outro planeta, com dez instrumentos científicos a bordo. Em agosto de 2012, o jipe pousou sobre a cratera de Gale para uma missão de exploração de ao menos dois anos.

fonte; afp;Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...