sábado, 12 de janeiro de 2013

O Lago dos Esqueletos dos Himalaias


O Lago dos Esqueletos dos Himalaias


INDIA — Roopkund, mais conhecido com Skeleton Lake [Lago dos Esqueletos], localizado no estado indiano de Uttarakhand, um lugar remoto e praticamente desabitado nas Montanhas Himalaias, há mais de 5 mil metros de altitude, é uma enorme sepultura onde jazem cerca de 300 a 600 ossadas humanas.

O lago dos Esqueletos foi descoberto em 1942 por um guarda ambiental. Mais recentemente, o lago gelado foi visitado por uma equipe de cientistas europeus e indianos. O local é tão isolado que somente é possível alcançá-lo depois de três dias de viagem partindo do assentamento humano mais próximo.

As pesquisas revelaram fatos mais detalhados. Testes de DNA distinguiram dois tipos físicos bem diferentes entre os ossos: um, de baixa estatura; o outro tipo, ao contrário, é notavelmente alto. As descobertas também indicam que o achado remonta ao século IX[anos 800 d.C.].


Agora, os cientistas procuram respostas que expliquem o Lago dos Equeletos: o que ou quem e por que matou aquelas pessoas naquele lugar no meio do nada? Os crânios apresentam fraturas mas essas podem ter sido causados por impactos de granizo, post-mortem... embora tais granizos tenham produzidos orifícios do diâmetro de uma bola de tenis. Alguns acreditam em algum tipo de desastre natural como uma tempestade de neve ou deslizamento de terra. Alguns corpos foram encontrados dentro do lago intactos, preservados sob o gelo, usando, inclusive, jóias.

Outros, porém, especulam que Roopkund, pode ser parte do trajeto de uma procissão religiosa conhecida como Nanda Jaat Yatra, realizada a cada doze anos. Segundo a lenda, um certo rei empreendeu essa procissão mas fez-se acompanhar por dançarinas. Isso ofendeu a deusa Nanda que, então, mandou uma forte nevasca que matou os peregrinos. O mistério permanece; mais um dos mistérios da Índia.



FONTE: Roopkund Skeleton Lake: A Himalayan Mystery
IN Weird Asia publicado — em 15/04/2010
[http://www.weirdasianews.com/category/weird-news/hongkong-news/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...